martes, 25 de mayo de 2010

Um Olhar de Fé:
Os vizinhos se encontram
 
Em tempos de globalização, cada vez mais diminuem as fronteiras e os povos se unem. Não só na economia, nas comunicações, mas também no nível das relações pessoas e interpessoais. O Papa João Paulo II falava na necessidade da “globalização do amor e da solidariedade”. 
É neste sentido que desde 1992 as dioceses de fronteira Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai se encontram para partilhar, refletir e celebrar. São encontros informais, não oficiais, das Igrejas vizinhas. Sempre um assunto de interesse comum é apresentado e trabalhado, sempre com uma assessoria especializada de, no mínimo, dois países. É o que nós chamamos do “Mercosul da Fé”.
Assim já se chegou ao vigésimo quinto encontro, realizado semana passada, dias 18 a 20 de maio, na cidade de Uruguaiana, Brasil. Estiveram presentes representantes das dioceses dos quatro países limítrofes, entre os quais seis bispos: três do Uruguai (Salto, Melo e Tacuarembó), dois do Brasil (Uruguaiana e Bagé) e um da Argentina (Concórdia). O tema tratado foi a economia solidária, tendo como enunciado: “Os vizinhos se encontram para partilhar, refletir e celebrar o Projeto de Jesus, que, numa economia excludente, nos leva a reconhecer os Sinais do Reino nas práticas de Economia Solidária de nossos povos”.
Este ano esteve assessorando o encontro o renomado sociólogo uruguaio Pablo Guerra e foi feita a partilha da experiência do Projeto Esperança, de Santa Maria, com a Cooesperança, que ajuda centenas de famílias de agricultores e outros projetos a terem uma geração de renda. O Projeto Esperança realiza todos os anos a grande feira da Economia Solidária, ajudando a entender que “muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da terra”, como nos ensina o provérbio africano.
Pe Alex Kloppenburg, Diocese de Bagé

No hay comentarios: